Por que é tão difícil achar moda para mulheres acima dos 50?

Repare na elegância e charme  dela

Repare na elegância e charme dela

Maya Santana

Desde que criamos o 50emais, há mais de cinco anos – agosto de 2010 -, eu fico me perguntando por que é tão difícil encontrar modelos de roupa feitos especificamente para mulheres que passaram dos 50 anos? Apesar de a sociedade estar envelhecendo a olhos vistos, esse segmento, cada vez maior, ainda é solenemente ignorado nas páginas das revistas de moda e nos programas de TV dedicados aos desfiles.

É muito difícil encontrar modelos desenhados especificamente para maiores de 50

É muito difícil encontrar modelos desenhados especificamente para maiores de 50

A explicação para essa desatenção só pode estar na nossa quase obsessão com a juventude, o que faz com que todo mundo, a começar pelos estilistas, continue a olhar na mesma direção.

Branco e preto, uma combinação que sempre dá certo

Branco e preto, uma combinação que sempre dá certo

Já passou da hora de o mercado abrir as portas para a moda que a mulher madura quer vestir. Com todo respeito às mulheres de mais de 50 que querem usar roupas para parecer ter menos idade, não dá para haver uma mesma moda para os mais jovens e para os mais velhos.

O estilo elegante dela fala mais alto do que a roupa que veste

O estilo elegante dela fala mais alto do que a roupa que veste

Não estou querendo dizer com isso que nós mulheres dessa faixa etária devemos usar trajes “caretas”, que nos envelhecem.

Lindo esse tubinho usado pela atriz Helen Hunt

Lindo esse tubinho usado pela atriz Helen Hunt

Ao contrário: acredito que podemos ter a nossa própria moda, com suas especificidades, realçando todo o charme dessa fase da vida, na qual a idade passa a ser apenas um número.

Leia tambem:
Beth Djalali, o grande sucesso da blogueira de moda aos 56 anos
Moda: mulheres lindas e elegantes depois dos 50 anos

Um vestido simples e extremamente elegante

Um modelo simples e muito elegante

Pensando em tudo isso e sem ter como responder à pergunta do título do artigo, fiz uma pesquisa na internet. Selecionei estes modelos, alguns deles de catálogos internacionais, para servirem de inspiração.

Simplicidade e elegância

Simplicidade e elegância

Compartilhe!

39 comentários

  1. Concordo, já está na hora dos estilistas se ocuparem com mulheres acima dos 50. Não tenho problemas com roupas, pois sou privilegiada quanto ao meu manequim, mas os sapatos…… Eta problema, saltos muito altos, sem conforto, o que sobra são tênis, mocassis, isso quando não aperta ou machuca , os sapatos ditos confort, me desculpem, são horríveis, onde estão os estilistas de calçados??

  2. Chic demais

  3. Desde muito quetiono essa dificuldade de comprar roupas modernas e elegantes que sejam glamourosas como nossa idade é.
    Queria saber aonde as repórteres da Globo compram. Kkkkkkkkk
    Os estilistas estão muito ” distraídos”

  4. O meu problema específicamente. Reside no manequim de número 48. Não acho peças nessa numeração!!!

  5. Neide Maria Rezende Monti Branco de Moraes

    Adorei. Gostaria de mais dicas.
    Meu manequim é 40/42 e tenho 62 anos.

  6. Tenho 51 e não sinto dificuldade para encontrar modelos modernos, elegantes e adequados à minha idade. Talvez por sempre ter sido adepta de um guarda roupa clássico…a propósito, bem parecido com as fotos acima.

  7. Rosa Maria Walesko Fontes

    Excelente matéria!! Penso que os estilistas pensam que “glamour” é só para quem não tem celulite, flacidez, rugas e um corpo marcado pelas fases da vida!!
    E estes mesmos estilistas estão perdendo um grande filão no mercado da moda.

  8. Imagine para quem mora no interior. As roupas para essa faixa etária são com tecidos feios, mto estampados e coloridos demais. Estampas cansativas. O tamanho 46 muitas vezes equivale ao médio. Tenho um casamento em Firenze as 11:30 e ainda não achei nada para este horário.

  9. Não tenho dificuldades em encontrar os modelos que gosto para a minha idade.Apesar da idade gosto de roupas modernas.

  10. Achei os modelos maravilhosos, mas vamos combinar que com a idade poucas mulheres tem esse corpinho naravilhoso.Com a idade engordamos e a bendita barriga cresce magicamente, mesmo com dieta e exercicios.
    Voces ajudariam muito se colocassem looks que nos ajudasse com o corpicho atual e nao com o songado, essas mulheres maravilhosas ficam lindas com qualquer roupa.

      • Georgete falou por mim Aguardo novos looks

        • Rita, transcrevo aqui a resposta que dei a Georgete: O artigo que escrevi no 50emais fala exatamente disso: não há uma moda para pessoas com mais de 50 anos. Por incrível que pareça, os estilistas ainda não se deram conta de que a população está envelhecendo a passos largos. Algumas mulheres me pedem modelos para pessoas que não tenham corpo tão magro. O problema é que não acho em lugar algum. Nem em publicações estrangeiras. Por isso, infelizmente, ainda não consegui postar aqui roupas para pessoas mais cheias nem de estatura baixa, como me pedem.”
          Forte abraço pra você, Rita. Tudo de melhor e não deixe de voltar sempre ao 50emais.

    • Realmente, uso manequim 48 ou 50, não consigo, mtas vezes, comprar modelos bonitos e adequados a minha idade.

    • Georgete, o artigo que escrevi fala exatamente disso: não há uma moda para pessoas com mais de 50 anos. Por incrível que pareça, os estilistas ainda não se deram conta de que a população está envelhecendo a passos largos. Algumas mulheres me pedem modelos para pessoas que não tenham corpo tão magro. O problema é que não acho em lugar algum. Nem em publicações estrangeiras. Por isso, ainda não postei aqui roupas para pessoas mais cheias nem de estatura baixa, como me pedem. Obrigada pelo seu comentário. Grande abraço pra você e volte sempre ao 50emais.

  11. Tenho dificuldades sim para encontrar roupas pois tenho 65 anos e peso 50 k, manequim 40/42 Então nesse número só encontro moda para garota s.

  12. Gosto muito dos modelos acima e são os q costumo usar pois acho q são adequados a minha idade (63) e manequim (38/40). O melhor é garimpar as peças e complementos em lojas e locais diversos para compor o visual desejado.

  13. Maria Amélia Moutinho A. César

    Adorei tudo !!! Muito Chic !!!

  14. Não só a mídia nos esquece. Com o fechamento da LASTRI, MARIE CLAIRE, perdemos onde comprar roupas para mulheres com mais de 50 anos, com elegância, bom gosto e acabamento perfeito. Há, apenas uma loja que continua com este padrão e que me serve. Peço licença pra não declinar o nome para não fazer marketing indevido( não tenho autorização para tanto).
    Acho excelente a ideia de criar este espaço para nos inspirarmos.

    Grata,

    Dalila

  15. Amei o primeiro!
    É a minha cara.
    Tenho 6.3 com manequim 44.

  16. Nós homens já percebemos isso faz tempo! O atual culto à juventude nos obriga a optar entre um look criado para pessoas de 25 anos ou um look criado, há 30 anos, para nossos avós!

  17. No inverno ainda damos conta, mas chega o verão, nada para comprar. Agora com relação a sapatos parece ter havido um congresso onde todos combinaram o seguinte: bonito e descolado só para jovens com salto bem alto, ou bem fino, ou tudo. Pessoas de qualquer idade que querem um salto médio e confortável tem que se conformar com modelos de vovozinha.

  18. Atentem para as gordinhas q já passaram dos 70…Gosto de me vestir bem,estar de bom astral.

  19. Tenho 55anos e sou baixinha tenho dificuldade de achar oque fica bem em mim

  20. Sou alta e a maior dificuldade é encontrar vestidos que não sejam acima dos joelhos. No verão piora, todos de alcinha.

  21. Estou muito satisfeita. Que beleza ver aqui esta discussão sobre roupas e sapatos adequados às mulheres com mais de cinquenta. Melhor ainda foi ler o comentário masculino que também encontra o mesmo problema. O caminho é este, cobrar o nosso espaço. Afinal estamos aí lindas e atuantes na nossa idade e queremos estar bem vestidas em todos os lugares que frequentamos e olha que estamos em todos os lugares, é só dar uma olhadinha para o lado que estamos marcando presença.

  22. Feliz sou eu que crio meus próprios modelos e não me preocupo com moda, tenho meu estilo e caminho nele sempre usando tecidos, cores, estampas e algum detalhe da moda atual. E estou sempre bem vestida. Isto é bem confortável.

  23. A matéria é excelente, mas acho que as modelos poderiam ser da nossa faixa de idade. Daria uma melhor visão e orientação. Modelos jovens e com corpos bem feitos, qualquer roupa cai bem!!!

  24. rita de cassia roque de oliveira

    Otima matéria tenho 48 anos e visto manequim 48 50 , e tenho que me contentar com roupas que apertam -me
    ou calças desconfortáveis que amarrota meu corpo ,gosto de roupas elegantes e simples .
    Roupas que valorizam minhas curvas .e nâo gosto de calças apertadas .
    A moda precisa ser avaliada para mulheres Brasileiras .Obrigada

  25. Existe um outro problema . Acima dos 50 , temos excesso de peso e problemas de articulações. Mesmo nessa página , só vejo modelos magras e de salto alto. Pra mim impensável salto alto , com problemas nos joelhos . Outras têm problemas nos quadris e a mobilidade já não é a mesma e nem a flexibilidade . E a ditadura do salto alto com roupas que exigem o salto se mantém …
    Pensem nisso e ofereçam alternativas !

  26. É muito difícil encontrar uma brasileira acima dos 50 magra como as européias.Eu por exemplo não consigo vestir menos que 48 por conta do quadril largo e a barriga saliente. Enfim precisamos de ajuda…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.