Quatro hábitos que ajudam a acelerar o envelhecimento

Além de engordar, o doce afeta o colágeno da pele

Além de engordar, o doce afeta diretamente o colágeno da pele

Das quatro atividades listadas neste pequeno artigo de O Globo como gatilhos para um envelhecimento mais rápido, a que mais me preocupa é a sobremesa. Há tempos venho me prometendo por um fim ao doce saboreado todos os dias, logo após o almoço. Nunca em grande quantidade, mas com regularidade. A força de vontade fraqueja e, quando dou por mim, já estou degustando um pedaço de pudim, um manjar branco (delicioso, como aconteceu ontem), ou algo com chocolate. Vou reforçar a minha a minha disposição e, a partir de hoje, deixo de lado a sobremesa. Um sacrifício em nome de um viver melhor.

Leia o artigo:

Ser multitarefas
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é uma das exigências da vida moderna, mas estressa. Vários estudos relacionam os gatilhos de estresse crônico à liberação de radicais livres – moléculas instáveis que danificam as células e são responsáveis pelo envelhecimento.

Comer sobremesas
Além de fazer engordar, as moléculas de açúcar internamente se ligam a fibras de proteína em cada uma das nossas células. Este processo, chamado glicação, afeta o colágeno da pele e pode resultar em perda de tônus da pele, manchas escuras ao redor dos olhos, inchaço, aumento de rugas e perda do contorno facial.

Dormir menos de cinco horas e com o rosto no travesseiro
Dormir pouco está relacionado a uma menor expectativa de vida, segundo pesquisas recentes. E dormir com o rosto amassado no travesseiro favorece o aparecimento de rugas. Isto acontece porque o colágeno da face fica mais fraco com a idade. Ao friccionar o rosto no travesseiro a pele vai ficando marcada, e isso pode se tornar permanente.

Cortar gordura da dieta
Alguma gordura é necessária para manter a aparência jovem, e isso pode ser conseguido através dos alimentos ricos em ômega 3, como peixes gordurosos (salmão e cavalinha) e algumas castanhas (nozes e sementes de linhaça), que mantêm a pele macia e sem rugas e ajudam o bom funcionamento de coração e cérebro.

0 Compart.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.