Quem são e como vivem os muitos milhões de velhos do Brasil

O Brasil caminha rapidamente para ter mais velhos do que crianças

O Brasil caminha rapidamente para ter mais velhos do que crianças

Muito bom este artigo do site exame.com, com uma espécie de raio X da população idosa do Brasil, aquela parcela que já passou dos 60 anos. Hoje, eles correspondem a 17% dos habitantes, ou cerca de 24 milhões de pessoas. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior número de gente com idade acima dos 60, seguido do Rio de Janeiro e de Pernambuco, em terceiro lugar. Apenas 4,6 dos velhos brasileiros têm padrão de vida alto.

Leia outros detalhes:

A ampliação do acesso a serviços de saúde e de saneamento nos útlimos anos está encaminhando o Brasil para se configurar como um país com mais idosos do que crianças.

A expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos.

Mas como os idosos de hoje estão aproveitando a terceira idade? Um estudo inédito do Mosaic Brasil, da Serasa Experian, publicado em primeira mão por EXAME.com, responde a essa pergunta.

De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida.

Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.

No Brasil, são quase 24 milhões de pessoas com mais de 61 anos

No Brasil, são quase 24 milhões de pessoas com mais de 61 anos

Veja, nas fotos, alguns números que decifram quem são e como vivem os idosos do Brasil.

RS lidera o ranking de estados com mais idosos

Hoje, o número de brasileiros idosos corresponde a 17% do total da população do Brasil – são quase 24 milhões de pessoas com mais de 61 anos.

A cidade com o maior número de cidadãos com mais de 61 anos é Coqueiro Baixo, no Rio Grande do Sul. Por lá, 3 em cada 10 residentes têm mais de 60 anos – esse valor chega a ser quase três vezes maior do que a média nacional.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul também é o estado com o maior número de brasileiros nessa faixa etária, segundo dados do IBGE de 2013. Confira:

Estado % de idosos na população
Rio Grande do Sul…….11,11%
Rio de Janeiro……… 11,04%
Pernambuco…………. 9,44%
Santa Catarina……… 9,35%
Ceará……………… 9,34%

O Rio é o segundo estado com mais velhos no país. O primeiro é o Rio Grande do Sul

O Rio é o segundo estado com mais velhos no país. O primeiro é o Rio Grande do Sul

Os brasileiros vão viver mais

A expectativa de vida atual do brasileiro é de 74,9 anos. Mas, segundo projeção da ONU, a esperança de vida ao nascer no Brasil subirá para 81,2 anos até 2050. Com isso, o país alcançará países como China, Japão e Hong Kong, cuja média atual fica entre 81 e 82 anos.

Segundo o IBGE, a esperança de vida continua aumentando por conta do constante avanço da medicina, aumento de renda, escolaridade e proporção de domicílios com saneamento adequado.

Ano Expectativa de vida ao nascer (ano)
1980 62,6
1991 66,9
2000 69,8
2010 73,9
2014 74,9
2050 81,2
Fonte: IBGE e ONU. Clique aqui para ler mais

Compartilhe!

3 comentários

  1. Muito elucidativa esta matéria na qual pode-se constatar, por meio de dados estatísticos, que o Brasil está, realmente e cada vez mais, tornando-se um país de pessoas idosas.

  2. Maravilhosa essa matéria, atual e me ajudou muito. Vamos cuidar dos nossos idosos !

  3. marlete rosa de souza saude

    muito bom/me ajudou demais no meu trabalho ;\

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.