Quer trabalhar após aposentada? Seja bem-vinda!

Estudo mostra que só 24% dos brasileiros quer parar de trabalhar depois aposentados

Estudo mostra: só 24% querem parar de trabalhar após aposentadoria

Juliana Andrade

Existe uma grande parcela da população economicamente ativa que não quer parar! Segundo artigo do jornal Valor Econômico, o Ipea estima que, em 2040, aproximadamente 57% da população economicamente ativa terá mais de 45 anos. Um estudo com 16 mil pessoas em 15 países, entre eles o Brasil, produzido pela organização sem fins lucrativos TransamericaInstitute em parceria com outras duas empresas, apenas 24% dos brasileiros planejam parar de trabalhar completamente após a aposentadoria.

Durante a estruturação de programa Bem-Vindas de Volta – iniciativa que visa favorecer a reinserção no mercado de mulheres que deram uma pausa na carreira ou que planejam uma segunda carreira, a Aptta ouviu mulheres próximas da aposentadoria e que não demonstravam nenhuma vontade de desfrutar. De acordo com Patrícia Mafra, 56 anos, engenheira, aposentada pela Cemig em 2013, a aposentadoria chegou no momento em que atingiu sua máxima maturidade profissional, com inúmeras possibilidades de atuar como consultora e mentora de jovens em início de carreira.

O caso de Patrícia é um exemplo de como as competências desenvolvidas ao longo da carreira podem ser aproveitadas em uma nova carreira, inclusive com mais flexibilidade e autonomia.É o que decidiu Selma Bredt, participante da primeira edição do Programa Bem-Vindas de Volta e que está se dedicando à exploração de uma habilidade que estava “guardada”. Selma aposentou-se pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2014, mas sua energia e disposição para o trabalho a fizeram buscar alternativas de continuar na ativa, porém numa dinâmica mais flexível. Agora, a advogada de 54 anos está desenvolvendo uma atividade comercial, fazendo uso dos relacionamentos construídos ao longo da carreira para gerar negócios de consultoria para o setor jurídico.

Para fazer esse movimento, o autoconhecimento é premissa básica. Saber o que você quer, conhecer suas habilidades, definir objetivos e traçar um plano para, quem sabe, colocar em prática aquele sonho antigo que ficou esperando o momento certo de virar realidade.

0 Compart.

Um comentário

  1. Maria José do Carmo Mámori

    Meu maior desejo: Voltar a ativa,o que posso fazer? Montar meu próprio negócio!!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*