Rosiska Darcy na Academia Brasileira de Letras

A escritora é a quinta mulher a ocupar uma cadeira na ABL

A escritora é a quinta mulher a ocupar uma cadeira na ABL- Simone Marinho / Agência O Globo

A escritora Rosiska Darcy de Oliveira é a nova ocupante da  cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras (ABL), deixada vaga com a  morte, em dezembro do ano passado, do poeta alagoano Ledo Ivo. Ela foi  eleita na tarde de hoje (11) com 23 votos. O filósofo e poeta Antônio Cícero ficou em segundo lugar, com seis votos.  Atrás dele, ficaram o poeta Marcos Accioly, com cinco, e a historiadora Mary Del  Priore, com quatro. Vinte e seis imortais participaram da sessão. Os outros 12  mandaram seus votos por carta.

— Foi uma disputa difícil, com 15 candidatos. A Academia Brasileira de Letras  é uma casa muito desejada pelos escritores. Há algum tempo amigos me  incentivavam a me candidatar. Dessa vez, finalmente topei. Sou uma grande  defensora dos direitos das mulheres. Foi uma grande alegria ser eleita —, disse  Rosiska.

Rosiska, que também preside o Movimento Rio Como Vamos, é a quinta mulher  entre os 39 membros, ao lado de nomes como a escritora Nélida Piñon e a  pesquisadora Cleonice Berardinelli. Ela é advogada e escritora. Chegou a atuar  como jornalista, mas sua carreira foi interrompida quando foi exilada durante o  regime militar. Não à toa, seus primeiros livros foram publicados em francês: Le  féminan ambigu e La culture des femmes.

É doutora em Educação pela Universidade de Genebra, onde deu aula por dez  anos. Sua atuação política pelos direitos da mulher é nacional e internacional.  Rosiska foi embaixadora do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos da  Mulher, da Organização dos Estados Americanos (OEA). Também é consultora de  organismos internacionais como a Unesco. O primeiro chá de Rosiska com os  imortais acontece dia 18, às 16h. (Trecho de artigo publicado pelo jornal O Globo).

 

0 Compart.

Um comentário

  1. Parabéns, escritora Rosiska Darcy.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.