Tinja os cabelos brancos sem agredir os fios. Saiba como

Tonalizante é recomendado para quem não tem muitos fios grisalhos

Tonalizante é recomendado para quem não tem muitos fios grisalhos

Pela primeira vez em meus 65 anos, estou deixando o meu cabelo ficar grisalho. Antes de completar 50, eu comecei a pintar. E continuei até agora, porque sempre tive medo de cabelos brancos. Há um bom tempo, eu estava querendo por um fim à tintura. A coragem não vinha. Depois de quase entrar em crise, fiz um pacto comigo mesma: vou deixar aparecer os fios brancos. Ver como fico com meu cabelo ao natural. Se gostar, levo adiante o projeto de nunca mais tingir. Se não gostar… volto a pintar. Já cortei bem curtinho. Agora, aguardo. O artigo abaixo, publicado pelo portal G1, trata exatamente do contrário. É para quem quer encobrir os cabelos brancos. Os cuidados necessários para manter a moldura do seu rosto brilhando, com aspecto bonito e saudável, mesmo tendo sido pintado.

Leia:

Muita gente acha que arrancar um fio faz com que mais cabelos grisalhos apareçam, mas isso é mito. O que ocorre é que em cada folículo podem nascer quatro fios. Quando se arranca um cabelo branco, outros fios brancos irão nascer do mesmo folículo. Os fios brancos normalmente aparecerem com o envelhecimento e o cabelo começa a ficar branco, cinza ou prata. Por questões genéticas, algumas pessoas têm mais cabelos brancos que outras.

Leia também:
Quer assumir os cabelos grisalhos? Veja aqui por onde começar
Cuidados com os cabelos, grisalhos ou não, depois dos 50 anos
Mulheres revelam por que decidiram deixar os cabeços brancos

Para cobrir os fios brancos, o produto que menos agride é o tonalizante porque não tem amônia e possui baixa concentração de água oxigenada. As cutículas ficam pouco abertas, fazendo com que a coloração não penetre, se mantenha superficialmente e saia durante as lavagens. A água oxigenada em baixa concentração não tira a cor natural do cabelo, apenas ressalta a cor que está sendo aplicada. Esse produto é recomendado para quem não tem muitos fios grisalhos.

tintura possui amônia, substância que abre bastante as cutículas para que o produto entre no córtex capilar, o coração dos cabelos. Também possui água oxigenada em alta concentração, que descolore bem os fios. Depois que a tintura age, é preciso passar um produto para fechar a cutícula. A tintura substitui a cor do cabelo natural e não sai com a lavagem. É permanente e recomendada para quem tem mais de 50% dos cabelos brancos. Atualmente, muitos desses produtos têm a função de hidratar, já que a química resseca o cabelo.

É importante olhar o rótulo do produto antes de tingir o cabelo. Depois de tingido, esse cabelo exige cuidados especiais e, como a química resseca os fios, é importante hidratá-lo a cada 15 dias. Muitas mulheres reclamam de ter que pintar os cabelos com tanta frequência. Para adiar a ida ao salão, o colorista Juha tem uma dica: reparta os cabelos irregularmente, use tiara com pente e outros acessórios que escondem a raiz, como uma fita de cabelo.

O cabelo branco fica rebelde porque o folículo piloso envelhecido tem menor capacidade de se nutrir e produz menos queratina. O folículo atrofia e impede a produção de cabelo, por isso os idosos têm cada vez mais fios finos. Problemas emocionais, como o estresse, também podem deixar os cabelos brancos. Acredita-se que isso ocorra porque o folículo piloso está ligado a neurotransmissores. Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os médicos ainda não têm essa certeza.

Se você tem cabelo branco e quer mantê-lo, faça hidratação uma vez por semana. Fios brancos exigem um bom corte e, segundo o colorista Juha, a aparência tem que estar impecável.

Compartilhe!

3 comentários

  1. Desde fevereiro/2016, deixei de pintar! está complicado, mas estou determinada a VER o meu cabelo, o original! Cansei da escravidão da tinta! Mas desejo muiiiito uma orientação de como melhorar o aspecto do meu cabelo, como tratar um cabelo que está parte branco natural, parte castanho claro tinturado! Que tipo de shampoo usar, que máscara, etc.

    • Andrea,
      estou no mesmo processo seu.
      Tire toda a cor que esta em seus cabelos, com cortes feitos por bons profissionais. Use shampoo para tirar o amarelado (shampoo azul) próprio para cabelos grisalhos ou brancos. Em seguida aplique um hidratante (frasco de 15ml violeta), neutraliza o amarelado e realçara o platinado. Faça cortes periódicos. Ele ficara muito bonito! Estou muito satisfeita com o meu! Sempre usei coloração.

  2. Parabéns pela coragem e, se possível, nos conte como foi a experiência e nos mostre seus cabelos. Estou torcendo pra dar certo, viu!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.