Tarot da Semana: O mundo nas suas mãos

Promessa de esperança e renovação

Promessa de esperança e renovação

Alexandre Moreira, Tarólogo

Não há cartas melhores ou piores, no Tarot. Todas elas têm seus aspectos positivos e negativos. Todas podem ser interpretadas, dependendo da sua posição e da proximidade com outras cartas, como “boas” ou “más”.

Mas a carta do Arcano XXI, o Mundo, parece conter, quase sempre, uma promessa de esperança, de novidade, de expansão, de renovação. Muitas vezes percebo que antecipa aventuras, o abandonar da chamada “zona de conforto”, uma saída honrosa de uma situação. O Mundo pode ser entendida como a última carta da sequência dos Arcanos Maiores do tarot, aquela que indica, a um só tempo, o fim e o começo, alfa e ômega. É como um portal para uma nova dimensão, para um novo estágio, para uma nova experiência, para um novo início de caminhada em busca do autoconhecimento.

Na prática ela pode representar, por exemplo, uma formatura, ou seja, a conclusão do curso universitário (o fim da vida de estudante) e o início da vida profissional. Pode, algumas vezes, significar a passagem entre a vida de solteiro e a de casado. Pode significar o nascimento de uma nova vida e, até mesmo, uma viagem aérea. Muitas são as possibilidades de leitura de imagens e o tarot é um campo inesgotável para treinarmos nossa habilidade de encontrar significados e relacioná-los com situações, digamos, mais domésticas.

Tenho uma grande amiga que me disse hoje que, depois de muitos anos de trabalho e dedicação, vai se permitir tirar um ano sabático. Os filhos já estão criados, o trabalho organizado de tal maneira que pode abdicar da sua presença física, tem quem lhe cuide da casa e daquelas pequenas obrigações do dia a dia. Então, por que não fazer algo diferente, sair por aí sem grandes compromissos, sem datas ou lugares marcados, sem tempo determinado para ir ou vir? Por que não viver a liberdade conquistada através da independência econômica, das experiências acumuladas em toda uma vida, e permitir-se estar exposta ao novo, ao diferente, ao inusitado, ao surpreendente?
É exatamente o que a carta do Mundo pode significar que ela vai fazer: renovar-se. Sem abandonar todo o conhecimento, o jogo de cintura, a perspicácia e a intuição desenvolvidas em algumas décadas de vida, ela vai recomeçar. É, sem dúvida, uma nova jornada, um lançar-se corajosamente numa aventura de reencontrar-se, de reconhecer-se fora do ambiente cotidiano, longe das supostas “seguranças” que a monotonia da vida nos oferece.

O Mundo a espera e, tal como uma navegante, lá vai ela descobrir novas rotas, novas terras, traçar novos mapas, encontrar outras riquezas, maravilhar-se com imagens e vivenciar profundas emoções.

Compartilhe!

2 comentários

  1. Carta providencial para o momento. tempo de recolhimento seguido de renascimento. O o Ente Solar de cada um de nós brilhe.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.