Tarot da Semana: Renascendo todos os dias

É preciso renascer todos os dias, todas as horas

É preciso renascer todos os dias, todas as horas

Alexandre Moreira, Tarólogo

Eis que o domingo é de Pascoa e aproveitamos para trocar mensagens desejando paz, alegria, felicidades. Este é, sem dúvida, o mais significativo episódio da cristandade, o fato de um morto renascer e ascender aos céus.

No tarot são diversas as cartas em que a relação vida e morte, morrer e renascer podem ser associadas: o Arcano XIII (a Morte), Arcano XX (o Julgamento) e Arcano XXI (o Mundo). Todas elas, de alguma maneira, nos falam de transformações, de mudanças, de passagens de um estado, de uma situação, de uma condição para outra. O tarot, não nos esqueçamos por favor, é também um exercício de meditação. É uma série de figuras que ao serem contempladas, permitem ao observador refletir sobre assuntos e aspectos que lhe são importantes. Meditar utilizando as cartas do tarot talvez seja o que de mais importante podemos fazer com as mesmas.

Ainda que a maioria das pessoas associem a carta XX, o Julgamento, ao fim do mundo, ao Julgamento Final predito no Apocalipse bíblico, eu prefiro entende-la como um momento de “discernimento”, o atingir de um estado de “iluminação”, o renascer para um estágio espiritual mais elevado, o escutar e atender ao chamado para alguma forma ou espécie de evolução.

A Páscoa nos leva a refletir não sobre o nascimento de uma consciência ética, moral e espiritual (Natal), mas sobre o renascimento dessa mesma consciência, agora já mais conhecida, mais experimentada, melhor analisada, vivenciada em todos os seus aspectos. É uma forma de julga, não como a Justiça que é fria e calculista e se atém a códigos escritos e adaptados aos diversos ciclos da evolução humana, mas realizar um julgamento de valores, de aperceber-se da real importância dos valores espirituais para o equilíbrio da nossa vida como humanos. É ter vivido, ainda que bem ou mal num mundo material, porém sem se importar, ou compreender, a necessidade de reconectar-se com um plano espiritual.

É preciso, enfim, renascer todos os dias, todas as horas, como o ser completo que somos, capazes de viver, usufruir e sobrepujar tanto os benefícios quanto as dificuldades do que nos é imposto enquanto matéria, mas também fazer isso em relação ao espírito, reforçando a fé, procurando entender e esclarecer as dúvidas e, principalmente, estar pronto para ouvir o chamado, inclusive o do próprio coração.
Feliz Páscoa!

Compartilhe!

2 comentários

  1. Belo texto!!!
    Bela interpretação!
    Obrigada

  2. Que assim seja……….Paz na terra…..

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.