Um minuto de exercício pode significar sete de vida

Um pouco de esporte todas as semanas reduz a mortalidade em 40%

Um pouco de esporte todas as semanas reduz a mortalidade em 40%

Sempre digo, depois de uma certa idade, sem exercício físico, seja ele qual for, a vida fica meio inviável. Preciso da minha caminhada matinal diária para me sentir realmente bem. Esse artigo de Nuño Dominguez, do El País, fala de um estudo mostrando que o exercício é tão importante para o bom funcionamento do corpo que, para cada um minuto de atividade, ganha-se sete minutos de vida.

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Os benefícios do exercício para aumentar a expectativa de vida estão mais do que comprovados. O que não está claro é quanto esporte e de qual tipo é necessário para conseguir benefícios significativos na saúde e na expectativa de vida. Um estudo que acompanhou durante décadas milhares de pessoas na Noruega apresenta agora algumas respostas. O trabalho mostra que há várias formas de conseguir resultados significativos, como reduzir o risco de morte em cerca de 40% ou aumentar a expectativa de vida em cinco anos, dependendo do tipo e da quantidade de exercício realizado.

O trabalho está baseado nos estudos Oslo I e II, um acompanhamento inicial de quase 26.000 homens nascidos entre 1923 e 1932. Os participantes se submeteram a dois exames físicos no começo dos anos 70 e em 2000. Além disso, responderam uma pesquisa indicando se, em seu tempo livre, não faziam atividade física, ou se, ao contrário, esta era leve (andar a pé ou de bicicleta), moderada (esportes e outras atividades pelo menos quatro horas por semana) ou intensa (treinamentos duros ou esporte de competição). O estudo, publicado nesta sexta-feira na revista médica BMJ, apresenta os resultados dos 5.738 participantes que passaram pelos dois controles e que os cientistas acompanharam durante mais 12 anos, até 2012.

Segundo o trabalho, meia hora de exercício seis dias por semana, sem importar o tipo e a intensidade, reduz o risco de morte por qualquer causa em 40%, ou seja, tanto quanto parar de fumar. Menos de uma hora de exercício vigoroso por semana contribui com um benefício parecido, segundo os resultados do trabalho detalhados em um comunicado divulgado pela BMJ. Os homens que faziam exercício moderado ou intenso de forma regular viveram cinco anos a mais, em média, que os sedentários.

A relação entre exercício e quantidade de vida ganhada é tão clara que pode ser calculada por minuto. I-Min Lee, médica do Hospital Brigham de Mulheres, em Boston, afirma que cada 60 segundos de exercício pode levar a um ganho de até sete minutos de vida, uma proporção espetacular, segundo explicou a doutora para a rádio WBUR. Em um estudo que analisou quase 700.000 pessoas durante uma década, Lee e outros especialistas mostraram que andar rápido durante 75 minutos por semana aumenta a vida quase dois anos em comparação com os sedentários. Da mesma forma que no estudo de Oslo, quanto mais atividade, mais anos de vida ganhada, a ponto de que ser ativo e manter um peso adequado acrescenta sete anos de vida em comparação com os sedentários e obesos. Clique aqui para ler mais.

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