Eles não se prepararam bem para a aposentadoria

47% dos brasileiros pesquisados disseram que teriam gastado bem menos antes de se aposentar

47% disseram que teriam gastado bem menos antes

O jornal Valor publicou um artigo -“Brasileiros gostariam de ter se preparado melhor para aposentadoria” -, mostrando os resultados de uma pesquisa com aposentados de vários países, inclusive do Brasil. Aqui, mostra a enquete, um total de 38% dos entrevistados disseram que gostariam de ter começado a poupar mais cedo. O dado mais preocupante, no entanto, é que a grande maioria já constatou que não economizou o suficiente para manter o padrão de vida ao longo da velhice.

Leia o artigo:

Um antigo ditado popular que adotei logo após os 40 anos de vida foi: “Você está ficando velho quando seus arrependimentos são maiores do que seus sonhos”. Lembrei desse importante aprendizado ao ler um recente estudo da gestora de investimentos BlackRock, com 27 mil pessoas no mundo – quatro mil da América Latina, incluindo o Brasil – na faixa etária entre 55 e 64 anos. O objetivo era descobrir quantas delas se prepararam, efetivamente, para a aposentadoria.

Também solicitaram aos participantes dicas ou recomendações para os mais jovens sobre alguns cuidados preventivos- que muitos não tiveram e só agora se mostram arrependidos, ao terem que pagar um preço financeiro e emocional muito alto.

Tomando em consideração apenas a amostragem de brasileiros, as recomendações são as seguintes: 38% disseram que teriam começado a poupar mais cedo; 47% teriam gastado bem menos do que o fizeram; 25% teriam priorizado a aposentadoria em vez de outras coisas; e 26% teriam quitado suas dívidas mais cedo.

Merece registro também o fato de que apenas 22% conseguem economizar e 27% tem conseguido fazer alguma tipo de investimento ou poupança. Mas o dado mais alarmante é que a grande maioria constatou que o valor poupado não vai permitir manter o seu padrão de vida ao longo da aposentadoria. Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

Um comentário

  1. Essa coisa de aposentadoria é complicado,é tipo loteria ao longo da vida ,,,,,i think……

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.