Esta agência em São Paulo só trabalha com modelos acima dos 45

Modelos da agência Fifty Models para mulheres maduras

Maya Santana, 50emais

Muitas mulheres que já passaram dos 50 escrevem para o 50emais pedindo orientação, pois gostariam de ser modelo e não sabem por onde começar. O início nessa carreira é sempre através de uma agência. E já existem aquelas especializadas em modelos maduras. É o caso da Fifty Models, criada em 2008, quando o mercado começou a se dar conta do exército de mulheres grisalhas que está por aí. Este artigo de Marina Lemos Gonzaga, do site marciapeltier.com.br, sobre a agência dá uma boa ideia de seu sucesso.

Leia:

Um creme antirrugas promete abater dez anos na aparência das mulheres. O comercial do produto mostra uma modelo… que tem obviamente 30 anos e nenhum vinco no rosto. Como assim, produção?

A mentalidade que produz essas distorções está, felizmente, se alterando no mundo publicitário.

Em fevereiro, foi notícia mundo afora a contratação de uma modelo de… 81 anos! Isso aconteceu na Islândia. Embora essa história represente – claro – uma exceção, sinaliza um novo olhar.

Nasce uma Agência

Maria Rosa, fundadora da Fifty Models: “Não adianta bisturi por fora sem plástica por dentro, retoque de raíz sem reforma do pensamento. O segredo é renovar-se interiormente e acreditar que você pode, sempre, reinventar-se. A alegria de ser como é rejuvenesce”

No seu aniversário de 50 anos, a paulistana Maria Rosa decidiu se dar um presente especial: um curso de modelo. Por pura diversão.

– Sempre fui alta e magra. Quando era bem jovem, fui convidada várias vezes para ensaios fotográficos, mas meus pais achavam que modelo não era uma boa profissão.

Naquele curso de manequim, Maria Rosa percebeu que boa parte da turma era composta por mulheres mais velhas. No final, em 2008, viu uma oportunidade e não pensou duas vezes. Reuniu as colegas e decidiu criar uma agencia com a cara delas: mulheres com mais de 45 anos, bem cuidadas e que respondiam a uma demanda do mercado. Nascia ali a Fifty Models.

As maiores consumidoras

Vamos aos fatos: mulheres com mais de 45 anos são as que mais consomem. Nessa faixa, elas atingiram o auge de suas carreiras e finalmente estão tendo tempo de pensar em si, com os filhos a caminho da autonomia. Mas ao abrir uma revista de moda ou ligar a televisão, essas mulheres quase nunca estão representadas.

A inglesa Rebecca Valentin criou a Grey Model Agency , agencia especializada em modelos acima de 35 anos e que vem colocando suas ‘meninas’ na London Fashion Week.

– As marcas devem reagir à pressão do mercado – ela conta, em entrevista por email. – A representação tradicional da modelo jovem usando roupas tamanho 38 é antiquada e certamente não atrai o grupo que é responsável pela maior parte dos gastos em muitos produtos, inclusive os de luxo.

Para Rebecca, o motivo que leva as mulheres mais velhas a se tornarem modelos não é diferente do impulso das jovens.

– São mulheres que se sabem bonitas.

Belezas Maduras

A agência é rigorosa em sua seleção, escolhendo as que levam mais jeito

A Fifty Models, que trabalha somente vinte e cinco modelos, só aceita agenciar mulheres acima dos 45 anos. A seleção é rigorosa.

– Decidimos dar a volta por cima da invisibilidade a que somos relegadas pelo mundo da moda. Não há nada feito especialmente para nós, e ao mesmo tempo somos as maiores consumidoras. A mulher da meia idade é a primeira a se esconder, como se o passar do tempo fosse um fato perturbador. Mas a experiência de vida significa saúde, experiência e beleza para todos nós – diz Maria Rosa, que lançou em março seu livro O luar profano da outra lua (Ed. Revolução)

As modelos se sustentam principalmente com publicidade e fazendo ensaios para pequenas marcas. Mas, apesar da abertura do mundo publicitário, a agente ainda acha que o mercado de trabalho pode ser bem maior.

– O mundo da moda ainda nos faz enxergar a mulher de cinquenta anos como uma velha. Longe disso. Analiso dezenas de fotos dessas mulheres todos os dias e posso falar com certeza que elas são realmente lindas.

E nunca é tarde para se achar bonita e iniciar uma carreira de modelo.

Clique para ver o site da Fifty Models

4 comentários

  1. Tenho interesse. Minha idade: 60 anos

  2. Tenho alguns requisitos para ser modelo.
    Gostaria muito de poder vivenciar uma oportunidade como essa, seria um sonho realizado.
    Obrigada

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*