A enorme importância da comida saudável na terceira idade

Patrocinado

Alimentar-se bem, com muitas frutas e legumes, é essencial para uma velhice saudável

O envelhecimento é um processo natural e inevitável para todos nós, no qual o corpo sofre diversas mudanças. Um dos segredos para passar por essa fase da melhor maneira possível é adquirindo o hábito de consumir comida saudável

Com o avanço da idade, é normal não sentirmos mais tanta energia e vivacidade como antes. O organismo começa a trabalhar mais lentamente, o que dificulta a absorção dos nutrientes essenciais para a manutenção da nossa saúde.

A importância da comida saudável  – Optar por comida saudável é essencial em qualquer etapa da vida, mas quando passamos dos 50 anos, ter uma dieta equilibrada é ainda mais importante, pois é nessa fase que o processo de envelhecimento começa a  se acelerar.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), pessoas com idade igual ou superior a 75 anos apresentam quadro de saúde frágil, que é causada pela má alimentação e pela desnutrição.

Pessoas idosas tendem a ter o sistema imunológico enfraquecido, por isso o organismo precisa de um consumo maior de vitaminas, na medida em que passa a ter dificuldades para absorver  na integralidade os nutrientes. 

Dessa forma, se a alimentação for baseada em alimentos industrializados e ricos em sódio(sal), o corpo não recebe a quantidade adequada de vitaminas para repor as energias e a pessoa desenvolve certas doenças com facilidade.

Alimentos  que não podem faltar – Para que as pessoas que já estão na terceira idade tenham mais saúde e qualidade de vida, o mais indicado é manter uma dieta rica em alimentos saudáveis, preferencialmente os orgânicos. Além disso, é preciso aumentar o consumo de vitaminas, tão essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Devem ser consumidos diariamente:

Leite e derivados – Alimentos ricos em cálcio — como leite, iogurte e queijos — são exemplos de comida saudável que deve ser inserida na dieta de quem está no grupo da terceira idade. Isso porque, nessa fase, os ossos tendem a enfraquecer e o cálcio é um elemento importante para o fortalecimento dessas estruturas.

Frutas, verduras e legumes – Esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais que ajudam a descongestionar o trânsito intestinal. Porém, o  ideal é consumir frutas, verduras e legumes orgânicos na quantidade correta, ou seja, 3 porções de frutas e 5 de legumes e verduras todos os dias.

Alimentos integrais – Alimentos integrais promovem maior saciedade e ainda ajudam no funcionamento do intestino. Além disso, as fibras contidas em grãos e outras comidas integrais contribuem para que o açúcar seja liberado mais lentamente no sangue, o que evita o desenvolvimento da diabetes, doença muito comum em pessoas mais velhas.

Carnes magras e gorduras boas – Com a idade, perdemos uma grande quantidade de massa muscular. Por isso, o consumo de alimentos ricos em proteínas é crucial para a manutenção da nossa saúde, uma vez que a diminuição dos músculos aumenta o risco de quedas e fraturas.  Essas proteínas são encontradas em boas quantidades em peixes, frango, carne vermelha, feijão e lentilha, além de outros alimentos.

Gorduras  saudáveis – Quando se fala em comida saudável, a gordura é logo descartada. No entanto, há aquelas que são saudáveis — as quais podem ser encontradas em alimentos como sardinha, atum, salmão, abacate, castanhas e pistache — e que devem ser consumidas com frequência. Esse tipo de alimento ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados.

Atividades físicas – Vale ressaltar que, além do consumo de comida saudável diariamente, a prática de atividades físicas também é indicada, pois os exercícios ajudam a manter  a jovialidade e disposição. No mais, o carinho das pessoas queridas e procurar fazer aquilo que gosta é a resposta para uma vida verdadeiramente tranquila e saudável.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.