Cinco benefícios para a saúde na 3ª idade de pedalar de bicicleta

Fortalece os músculos, ajuda a emagrecer e aumenta capacidade respiratória

Conforme envelhecemos, muitas funções vitais deixam de funcionar como antes. Os ossos, músculos e ligamentos são os primeiros a sentirem os efeitos da velhice. Como forma de retardar esse processo, muitos idosos procuram manter uma alimentação balanceada e uma rotina constante de exercícios físicos. Por limitações físicas ou quadros clínicos mais graves, eles têm poucas alternativas de esportes para a terceira idade

A boa notícia é que o ciclismo pode ser facilmente incorporado após os 60 anos de idade, seja em uma bicicleta ergométrica ou uma bicicleta para idoso comum. Além de representar um passatempo para o corpo e para a mente, o hábito de pedalar na velhice também aumenta a qualidade de vida do idoso, prevenindo o aparecimento de doenças relacionadas à esse período da sua vida. 

Para que você,  que está procurando ter uma vida mais ativa ou conhece alguém na família com esse desejo, aqui estão alguns benefícios que o idoso andando de bicicleta vai experimentar quando incorporar esse exercício na sua rotina.

1 – Fortalecimento dos músculos

Já sabemos que a prática de atividades físicas, como a musculação, pode trazer inúmeros benefícios para o corpo como um todo, não importa a idade em que é praticada. O mesmo vale para o ciclismo, mesmo quando praticado de forma amadora. O fato das pernas estarem se movimentando em sentido rotatório já torna esses músculos inferiores mais fortes e resistentes, o que influencia no desempenho e disposição para outras atividades. 

2 – Contribui para o emagrecimento 

Como o corpo do idoso está em movimento, logo a queima de calorias acontece mais rápido e isso contribui diretamente para a perda de peso, acompanhado pela redução da gordura corporal e abdominal. O simples hábito de pedalar por 30 minutos, por exemplo, já gasta 200 calorias. Imagine fazer isso três vezes na semana. São 600 calorias gastas e um corpo mais modelado e saudável. 

3 – Aumenta a capacidade respiratória

Se pedalar na terceira idade  já ajuda no condicionamento físico e no emagrecimento, logo a prática dessa atividade física também tem efeitos positivos na respiração, já que é uma atividade aeróbica que trabalha a capacidade cardiorespiratória. Na medida em que o praticante evolui no seu ritmo, seus pulmões ganham mais capacidade e até percursos com muitas subidas se tornam mais fáceis de serem percorridos. 

4 – Estimula o cérebro e a socialização 

Conforme a bicicleta para idoso se torna um meio de transporte e sinônimo de saúde, logo ela também estimula a socialização entre as pessoas mais velhas. É comum que idosos que costumam pedalar sozinhos logo estejam acompanhados por outros ciclistas da mesma idade que encontraram na bike uma forma de se manterem socialmente ativos.

Na medida em que o ânimo e a disposição crescem, fruto da produção de substâncias como serotonina e endorfina,  logo a vida fica mais leve e colorida, o que acaba influenciando nas relações com amigos e familiares.  

5 – Reduz os níveis de colesterol e glicose

Já ficou claro como pedalar na terceira idade pode ser benéfico para a saúde dos idosos, não é mesmo? Outro motivo para eles adotar a bike como um estilo de vida é a forma como ela alterar a rotina de um idoso que faz uso de medicamentos para controlar os níveis de glicose e colesterol ruim (LDL).

Alguns estudos já comprovaram que a prática dessa atividade física contribui para a redução desses índices. No caso do colesterol, as partículas que transportam-o para a corrente sanguínea são metabolizadas com mais rapidez, evitando a formação de placas de gorduras que são responsáveis pelo entupimento das artérias. 

Agora que você conhece alguns dos principais benefícios que estão por trás da pedalada, aproveite também para adquirir a sua primeira bicicleta para idoso em uma loja de bike. Dê o primeiro passo para uma vida mais saudável e produtiva. 

Compartilhe!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.