Tem problemas para dormir? Veja os benefícios da melatonina

A melatonina ajuda a dormir, por isso é chamada de hormônio do sono

50emais

Se você tem dificuldade para dormir e está em dúvida quanto a comprar melatonina, porque não tem certeza se o hormônio realmente lhe trará os benefícios prometidos, leia este artigo.

A melatonina — também conhecida como “hormônio do sono” — é fabricada naturalmente pelo organismo e tem como principal função regular o ciclo circadiano, ou seja, o estado de sono e vigília

No entanto, conforme o tempo vai passando, vai diminuindo a quantidade produzida. Por isso, usar suplementos dessa substância costuma ser recomentado pelos médicos.

Fora isso, ela oferece inúmeros benefícios.

O que é melatonina
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo por uma das glândulas endócrinas, a epífise (glândula pineal), localizada no centro do cérebro, mas também é encontrada em outras áreas, como olhos, medula óssea e intestino.

No entanto, a produção dessa substância começa a diminuir a partir dos 30 anos e reduz gradualmente com o passar do tempo, alterando o ciclo circadiano e desencadeando diversos outros efeitos no organismo. Justamente para suprir essa deficiência e todas as suas consequências é que comprar melatoninase tornou tão indicado.

Como a melatonina ajuda a melhorar o sono
A produção desse hormônio ocorre durante a noite como resposta à escuridão. Ele atinge seu nível máximo no meio da noite (entre 2h e 4h da madrugada), diminuindo progressivamente à medida que a manhã se aproxima, pois sua síntese e sua distribuição no organismo são inibidas pela luz.

É frequentemente chamada de hormônio do sono, pois ajuda a proporcionar um sono saudável durante a noite, reduzindo a insônia sem produzir o efeito de sonolência durante o dia — as concentrações de melatonina durante a noite são de 3 a 10 vezes maiores do que as registradas durante o dia.

Os benefícios obtidos ao usar melatonina
Além disso, ela também é um poderoso antioxidante que pode fornecer uma variedade de outros benefícios.

Mais que proporcionar qualidade no sono, a melatonina ajuda em muitos outros aspectos relacionados ao metabolismo humano. A seguir, veja como ela contribui para melhorar a saúde do corpo de maneira geral.

Ajuda a emagrecer
A melatonina ajuda na produção de leptina, hormônio que tem o efeito de aumentar a sensação de saciedade, suprimindo o apetite. Além disso, promove a absorção de proteína ingerida à custa de gordura e regula a secreção de insulina.

Em outras palavras, é essencial para a regulação do ganho de peso. No entanto, uma diminuição de sua produção pode causar resistência à insulina, favorecendo o diabetes e também o armazenamento de gorduras.

Tem ação antioxidante e antienvelhecimento
A melatonina é um poderoso antioxidante e tem a ação de retardar o envelhecimento e seus efeitos. É uma das substâncias mais eficazes, fazendo com que até mesmo a produção de enzimas se torne antioxidante.

Os antioxidantes são essenciais para a saúde do corpo, na medida em que retardam e inibem os efeitos do envelhecimento, tais como declínio cognitivo, diminuição da eficiência do sistema imunológico, fadiga geral, enfraquecimento da pele, de doenças cardiovasculares e da produção celular de tumores.

Possui ação analgésica e anti-inflamatória
Estudos científicos também encontraram efeitos benéficos desse hormônio no que diz respeito à dor, incluindo condições crônicas como enxaqueca e fibromialgia.

Essa virtude analgésica está associada a um efeito anti-inflamatório que reduz as consequências prejudiciais causadas por doenças crônicas. A razão ainda é desconhecida, mas a enxaqueca, por exemplo, é uma condição neurológica cujas causas ainda são pouco explicadas.

Em 2016, um estudo norte-americano realizado com cerca de 200 participantes, seguido por três meses, descobriu que a frequência da enxaqueca foi reduzida em até duas vezes mais com a suplementação de melatonina em comparação ao grupo que recebeu placebo.

Por tudo isso, ficou claro que comprar melatonina pode ser excelente para uma melhor qualidade de vida. Converse com seu médico e veja em quais pontos esse hormônio pode ser benéfico para você também.

Leia também:
Melatonina melhora a qualidade do sono sem efeito colateral
Melatonina, substância que ajuda a dormir, já está à venda no Brasil

Compartilhe!

Um comentário

  1. Quero conhecer coroa com 70anos de idade

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.