Norma Kamali, estilista, 75, revela como mantém esta aparência

Além de uma dieta toda especial, a estilista faz exercícios diariamente

Quando a gente lê sobre a estilista Norma Kamali nesta reveladora matéria de Sílvia Ruiz, do blog Ageless, publicada pelo Uol, conclui que ela, na busca de uma alimentação realmente saudável, acabou transformando o seu alimentar num tipo de arte.

Eu, que também tento me alimentar pensando sempre no que é melhor para a minha saúde, fiquei fascinada com a dieta da estilista e até entendi como ela se mantém com aparência tão boa aos 75 anos de vida.

Além de um tônico que leva limão e gengibre, Norma inclui no café da manhã, por exemplo, um mingau de inhame. O legume cozido é batido com leite de aveia e canela, e servido frio com frutas e castanhas. Deve ser delicioso.

Mas, para se manter ativa, em forma e ficar bem nas fotos, Norma Kamali faz muito mais do que cuidar da alimentação. Ela se dedica de corpo e alma à ioga e a outros exercícios físicos, como você vai ver na matéria.

Leia:

Esta semana eu postei no meu perfil no Instagram (já me segue lá também? @silviaruizmanga) uma foto da estilista americana Norma Kamali que é uma referência para mim de como as mulheres podem ser lindas, em forma e cheias de energia em qualquer idade, e houve uma comoção nos comentários: “Não é possível que ela tenha essa idade, deve estar errado!”; “Ah, mas ela deve ter feito muita plástica para estar assim”; “Só pode ser genética boa”.

Estilista de sucesso há 50 anos, Kamali de fato chegou aos 75 deslumbrante. Sucesso desde o início dos anos 80, introduzindo ombreiras em looks de suas coleções e vestindo estrelas da época como Farrah Fawcett e a supermodelo Linda Evangelista, a estilista segue sendo um ícone da moda e adorada por nomes como Beyoncé, Rihanna e Miley Cyrus. Ela foi, aliás, pioneira ao introduzir o conceito de estilo esportivo na moda, criando roupas confortáveis e fashion que hoje são a base do streetwear.

Leia também: Uma geração que expulsou do vocabulário a palavra envelhecer

Mas, afinal, o que Kamali faz para estar tão bem, com a postura de uma mulher que desafia o conceito tradicional de idade? A verdade é que nada veio de graça (spoiler: não é pura genética). Muito antes de Gwyneth Paltrow colocar o estilo de vida saudável na moda, Norma já era uma guru wellness(bem-estar).

Frequentadora assídua da cena dos nightclubs de Londres e do lendário Studio 54 em Nova York nos anos 70 e amiga de figuras como os roqueiros Jimi Hendrix, Jeff Beck Jimmy Page do Led Zeppelin, Norma já contou em entrevistas que teve um estalo sobre a importância de cuidar da saúde quando a Aids matou dois amigos próximos em 1980

A partir daí, ela conta ter ficado obcecada com práticas de wellness para tentar ficar saudável, já que até então não havia tratamento para a doença. Foi nessa época que ela começou a pesquisar por conta própria e a meditar, frequentar retiros com xamãs, tomar suco verde, seguir uma dieta macrobiótica e fazer exercícios considerados super esquisitos na época, como pilates.

Leia também: Quarentena está levando as mulheres a deixar o grisalho aparecer

Anos depois, abriu o Wellness Café no fundo de uma de suas lojas em Nova York, em 2001. No ano passado, lançou uma linha de cuidados para a pele, a Normalife. Os produtos são baseados nos ingredientes naturais que ela afirma usar há anos como carvão ativado, cacau, jojoba e aloe vera(babosa).

Mas, afinal, qual o segredo da vitalidade da estilista? Segundo ela, seu estilo de vida saudável é baseado em três pilares: sono, dieta e exercícios.  E, na verdade, como você pode ver nas dicas dela abaixo, chegar aos 75 exige muita disciplina e mudanças no estilo de vida. Mas acho que vale a pena, né?

DIETA.

Norma faz jejum intermitente de 16 a 18 horas por dia. E quando se alimenta é tudo bem saudável: – Dieta plant based (já falei dela aqui). Ela come basicamente muitos vegetais temperados com cúrcuma, azeite e limão, frutas, castanhas e um pouco salmão como proteína (por ser rico em Omega 3).

– Norma cortou gradualmente carne, leite e derivados e açúcar da dieta

– Suco verde

– Tônico de gengibre e limão (ferva água e desligue o fogo e junte fatias finas de um limão e de 2 cm de gengibre e deixe por dez minutos e coe). Ela bebe esse tônico morno pela manhã e ao longo do dia

– Mingau de inhame com leite de aveia no café da manhã: bater o inhame cozido com leite de aveia com canela. Ela serve frio com frutas e castanhas por cima.

– Azeite de oliva: consome pelo menos uma colher de sopa por dia

– Zero álcool: Norma diz que, para sua sorte, nunca gostou do sabor de bebida alcóolica – Muita água em temperatura ambiente o dia todo.

EXERCÍCIOS

Norma faz exercícios diariamente, pontualmente às 6h30 da manhã. Sua rotina inclui:  

– Ioga (ótima para alongar e cuidar da mente e relaxar)

– Physique 57: é uma espécie de aula de ballet na barra que utiliza pesos (ou seja, estamos falando de exercícios de força, como a musculação ou exercícios resistidos com pesos que a gente pode fazer em casa ou na academia)

– Método Gyrokinesis: criado por um bailarino, une diversos movimentos que trabalham a energia corporal unida à expansão…

– Dança: além de ser divertido, a dança funciona como uma atividade cardiovascular e também trabalha muito alongamento.

SONO

Norma diz que boa parte da sua disposição para a vida vem de noites bem dormidas. Meditação diariamente também a ajuda a relaxar antes de dormir.

Ela está na cama no máximo 21h e acorda em torno de 4h30 da manhã (desculpa, Norma, mas essa dica eu não tenho como adotar!). Mas ela tem toda razão: seguir o ritmo circadiano é um dos melhores truques para fazer nosso corpo funcionar melhor como um todo. A dica dela é transformar o quarto num pequeno paraíso zen, com travesseiros bons, luz baixa e um bom aroma. E nada de TV ou celular na cama.

Leia também: Carolina Ferraz – Envelhecer me libertou, me deu senso de direção

ROTINA DE BELEZA

Ao contrário de muitas mulheres maduras que nos últimos anos vem adotando o look “rosto de almofada” com o excesso de preenchimento, Norma optou pelos tratamentos mais brandos. Ela atribiu sua beleza muito mais ao que faz dentro do corpo do que por fora. Faz botox eventualmente e afirma já ter testado vários tratamentos como o facelift vampiro (técnica já usada por Kim Kardashian e Luciana Gimenez) ou bioestimulação com plasma rico em plaquetas (PRP), em que o médico aplica sangue da própria paciente na pele (mas achou que além de doer muito, não viu muito resultado).

Mas o que ela gosta mesmo é de fazer acupuntura no rosto, algo que aprendeu com amigas chinesas. Norma inclusive escreveu um livro (Facing East) em parceria com seu acupunturista Jingduan Yang sobre tratamentos asiáticos de beleza e saúde.

Veja a estilista neste vídeo, numa entrevista concedida em 2017:

Leia também: Para se vestir bem, você precisa saber que formato de corpo tem

0 Compart.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.